Blog

UFC Fight Night 62: Demian x LaFlare

UFC Fight Night 62: Demian x LaFlare

Neste dia 31, o grande campeão Anderson “Spider” Silva volta ao octógono, depois de um longo período afastado devido à fratura sofrida na revanche contra Weidman, em 2013. Essa é uma das lutas mais esperadas por todos do mundo do MMA, já que Spider retorna em um momento muito interessante na categoria dos médios. Essa categoria, antes liderada em disparada pelo próprio Anderson, vive uma fase incrível de possibilidades.

Com a derrota de Anderson para Weidman, a categoria se encheu de vontade, e hoje passa por uma fase onde todos os TOP 5 têm chances de se tornarem o novo campeão. Para isso, terão de se enfrentar para definir os próximos duelos pelo cinturão.

É verdade que a próxima luta de cinturão entre Weidman e Belfort já está marcada, mas a sequência de lutas na categoria vai pegar fogo, principalmente entre os brasileiros. No TOP 5 da categoria temos Belfort, Spider, Lyoto e Jacaré. Alguns obrigatoriamente terão de se enfrentar.

E se com a volta do Spider a categoria já está agitada, caso ele vença a luta desse sábado contra o americano Nick Diaz, as coisas vão esquentar ainda mais! A luta promete ser bem aberta, já que ambos lutadores têm a luta em pé como principal arma. Os dois lutadores também compartilham outros pontos comuns, como Jiu-Jitsu de alto nível e a derrota em sua última luta, realizada em 2013.

Naquele ano, Nick estava há quase um ano sem lutar, depois da derrota para Condit, e enfrentou Georges St. Pierre, que venceu por decisão unânime. De fato, Nick não lutou bem e acabou levando a pior, mesmo enfrentando um GSP não tão contundente quanto em outras performances. Anderson, por sua vez, também vem de duas derrotas seguidas, ambas para Weidman. Curiosamente as coincidências não param aí.

Quando a luta foi anunciada, Nick inclusive mencionou que não gostava de lutar, mas que lutar é como um emprego normal. Algum tempo depois de ter falado isso, o Spider apareceu na TV falando em aposentadoria e o desejo de se dedicar mais a carreira de ator. Os números dos atletas, por outro lado, já não são tão parecidos assim. Anderson foi muito mais eficiente em suas lutas e teve muito mais vitórias em lutas que valiam cinturões. Além disso, enfrentou grandes adversários em grandes fases, vencendo todas as lutas.

No Índice Vitor Belfort, Anderson Silva é o número 1, ou seja, é o atleta historicamente mais perigoso para ser enfrentado, enquanto Nick ocupa a 18ª posição. Observando mais detalhadamente os dados que geram o índice, Nick possui uma eficiência técnica maior que o Spider, ou seja, foi mais contundente que Anderson em suas lutas.

Em média, Nick precisou bater menos do que Anderson para vencer seus adversários. Alguns especialistas acreditam que isso se dá ao fato de que o Spider gosta de provocar e brincar tirando a concentração do seu oponente, deixando a disputa mais propensa para sua vitória. Nick, por outro lado, não se importa de apanhar um pouco mais e ir com tudo para a vitória. Quem será que leva a melhor no UFC 183?

3,804 Comments